domingo, 27 de julho de 2008

"Concretude de correnteza e densidade de redemoinho"

A edição de julho de 2008 da revista eletrônica Germina está no ar. Contribuí com o ensaio "Concretude de correnteza e densidade de redemoinho". Trata-se da primeira parte (revista, reescrita) do meu texto "De Figurinos Possíveis em um Cenário em Construção", que foi incluído como encarte do número impresso de estréia da Modo de Usar & Co.

Editado às pressas para poder ser lançado com a revista no colóquio de poética contemporânea na Universidade Federal Fluminense, o livreto acabou saindo com muitos erros. Pretendo publicar as partes do longo ensaio, em capítulos separados, em revistas eletrônicas nos próximos meses.

Nesta primeira parte, discuto certos aspectos das poéticas contemporâneas brasileiras, em especial as hegemônicas (na imprensa, nas editoras, na universidade) a partir da década de 80, assim como o trabalho de poetas como Augusto de Campos, Roberto Piva, Régis Bonvicino, e contemporâneos como Marcos Siscar, Ricardo Aleixo, Philadelpho Menezes, Angélica Freitas e Marília Garcia.

Este texto servirá possivelmente de introdução a uma antologia de poesia brasileira contemporânea sendo preparada na Argentina.

Nos capítulos seguintes, discuto certos prefixos como "pós", "trans", "neo" e seus usuários.

Quem quiser ler o texto, basta seguir o "link" abaixo:

Concretude de correnteza e densidade de redemoinho

Nenhum comentário:

Arquivo do blog