sábado, 18 de outubro de 2008

Segunda visita à livraria pela tarde: Marjorie Perloff

Ao chegar à minha querida caverna, leio a mensagem eletrônica da livraria Dussmann, dizendo que minha encomenda do livro 21st Century Modernism: The "New" Poetics, de Marjorie Perloff, havia chegado. Após ler A Singular Modernity: Essay on the Ontology of the Present, de Fredric Jameson, fiquei com vontade de reler alguns dos ensaios de Perloff sobre os relacionamentos conturbados entre os conceitos de vanguarda, modernismo e pós-modernismo. Os únicos críticos que conseguem me entusiasmar, ensinar e divertir mais que Perloff são Walter Benjamin e Hugh Kenner. Bom, é bem verdade que Ezra Pound me diverte mais que todos eles juntos, mas o humor de Pound em seus ensaios é insuperável.

Já disse que o poeta brasileiro que ainda não começou a ler a tradução de Aurora Bernardini para o Wittgenstein´s Ladder, da Perloff, está perdendo uma delícia de trabalho crítico? Está dito agora.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog