segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Algumas notícias para novembro

§ no dia 5 de novembro, a poeta Marília Garcia apresenta seu texto "Um escritório sobre o Atlântico: Testimony, de Charles Reznikoff, e os documentos poéticos para a escrita de Emmanuel Hocquard", no ciclo de palestras da Universidade Federal Fluminense, organizado por Célia Pedrosa, chamado "Poéticas contemporâneas: subjetividades em devir". Participam ainda, desta mesa redonda, o poeta Franklin Alves Dassie, com o texto "A ficção morte: relações entre doença e poesia", e o poeta Antônio Andrade, com o texto "Escritura e militância em Néstor Perlongher". Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá, Instituto de Letras, bloco C – sala 218C, Niterói, RJ. 5 de novembro, entre as 18h e as 19h30.

§ no dia 6 novembro, são lançados em São Paulo os novos livros de Dirceu Villa e Pádua Fernandes. Tive o prazer de ler em primeira mão os manuscritos de Icterofagia, de Villa, e Cinco lugares da fúria, de Fernandes, e são livros que devem certamente entrar no debate poético contemporâneo. Ambos são publicados pela Editora Hedra e o lançamento será na Livraria da Vila, nesta quinta-feira, entre as 18:30 e as 21:30.

§ entre os dias 7 e 13 de novembro, ocorre no Rio de Janeiro a exposição O Funâmbulo e o Escafandrista, da poeta e artista visual carioca Laura Erber. O local é a galeria Arte Contemporânea, na rua Siqueira Campos, 143 sobreloja 118, Copacabana.

§ no dia 9 de novembro, será lançada em Lisboa, Portugal, a antologia A Poesia Andando: 13 Poetas no Brasil, pela Editora Cotovia. A antologia foi organizada por Marília Garcia e Valeska de Aguirre, a convite da editora portuguesa que, interessada no trabalho das duas poetas cariocas, convidou-as a selecionar poemas de sua autoria e de poetas brasileiros contemporâneos com quem tivessem afinidades poéticas. Tenho o prazer de ter poemas na antologia, ao lado de Marília Garcia e Valeska de Aguirre, e ainda Angélica Freitas, Fabiano Calixto, Aníbal Cristobo, Walter Gam, Felipe Nepomuceno, Marcos Siscar, Carlito Azevedo, Heitor Ferraz, Augusto Massi e Simone Brantes. Na mesma data, a editora lança ainda o livro Um crime delicado, de Sérgio Sant’Anna.

§ entre os dias 15 e 22 novembro, acontece na Alemanha o festival de poesia latino-americana conhecido como Latinale. O festival deste ano traz um dos meus poetas favoritos, o chileno Yanko González, que faz uma leitura impressionante. Conheci-o no festival de poesia latino-americana de Buenos Aires, o Salida al mar, e sua leitura foi realmente espantosa. Outros destaques são os mexicanos Luis Felipe Fabre e Minerva Reynosa, assim como a argentina Carolina Jobbágy.

§ nos dias 25 e 26 de novembro, participo do festival de poesia européia conhecido como European Voices. O festival acontece nas cidades de Berlim, Viena, Roma e Helsinki. Terei o prazer de ler em Berlim ao lado de poetas como Tomaž Šalamun e Nora Gomringer.

European Voices. 25/26 de novembro no Literaturwerkstatt Berlin.

Com os poetas Gastão Cruz (Portugal), Ricardo Domeneck (Brasil/Alemanha), Joanne Maria McNally (Grã-Bretanha), Morten Søndergaard (Dinamarca), André Velter (França), Nora Gomringer (Alemanha), Paolo Ruffilli (Itália), Tomaž Šalamun (Eslovênia) e Serge van Duijnhoven (Holanda)

http://literaturwerkstatt.org

Nenhum comentário:

Arquivo do blog