quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Kenneth Goldsmith define o duelo

Na cena da poesia jovem americana, dois grupos de poetas "experimentais" têm angariado atenção nos últimos anos: os poetas da "Conceptual poetry", que tem como membro mais conhecido o poeta Kenneth Goldsmith, além do canadense Christian Bök; e o grupo conhecido como FLARF, ligado ao antigo "Flarflist Collective", que tem como "membros" mais conhecidos os poetas K. Silem Mohammad, Michael Magee e Nada Gordon.

Em piada contra o dualismo fictício definindo a cena jovem experimental da poesia norte-americana, o "conceptual" Kenneth Goldsmith publicou o seguinte "duelo conceitual-flarfístico" no blog da Poetry Foundation:

FLARF versus CONCEPTUAL WRITING according to Kenneth Goldsmith

§§§

FLARF:



CONCEPTUAL WRITING:




Bom, meu favorito no time dos "Conceptual writers" não é exatamente Kenneth-pai do ubu.com-Goldsmith, mas o canadense Christian Bök, sobre quem eu escrevi na Modo de Usar & Co. eletrônica (leia AAQQUUII).

Entre os flarfistas, meu favorito é Michael Magee. Mas eu creio que gosto de Bök e Magee justamente por serem os que poderiam "trocar de time", os que misturam e borram as fronteiras, os que mostram que este é outro dualismo limitador.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog