quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A Máquina do Mundo e seus presentes: neve no primeiro dia do ano e Jack Spicer

Saí do clube onde discotequei grande parte da noite/madrugada de ano-novo, encarando a rua e a manhã por volta das 8:30 da matina e encontrei as ruas cobertas de neve. Presente delicioso. Ar gelado, calma nas calçadas depois da tormenta alcoolizada de milhares de pedestres na Alexanderplatz. Arrastei minhas bolsas cheias de vinis até o primeiro táxi e arrastei a carcaça alegre para a cama.

O último dia do ano já havia começado bem com a chegada de minha encomenda do volume de poemas reunidos de Jack Spicer, My Vocabulary Did This To Me: The Collected Poetry of Jack Spicer. Havia tempos que não abria um livro com tamanho entusiasmo, alegria, frio na barriga. O senhor Spicer acumula superlativos nos elogios que têm sido publicados desde que o volume saiu. É realmente uma publicação importante, é incrível que um poeta tão singular tenha ficado fora das estantes de poesia por mais de 20 anos, desde que o poeta Robin Blaser reuniu grande parte dos poemas de Spicer no volume The Collected Books of Jack Spicer, de 1975. Spicer teve grande influência sobre os poetas americanos que se formaram na década de 60 e 70, especialmente alguns dos que se reuniram em torna da revista L=A=N=G=U=A=G=E.

É interessante imaginá-lo como contemporâneo de Allen Ginsberg, Robert Duncan, Frank O´Hara e John Ashbery. Seu trabalho é realmente singular, em um país que gerou dezenas de singulares e esquisitos.

Abaixo, arquivo de som com Jack Spicer lendo a primeira parte da série "Thing Language", seguido de Ginsberg e o início de seu "Howl":



Seus poemas-em-série e poemas epistolares tiveram grande impacto sobre o meu trabalho, e eu apenas o conhecia em parte. É difícil escolher um único poema para "demonstrar" qualquer coisa sobre o seu trabalho, pois seu trabalho resiste justamente a isso. Ele mesmo chegou a chamar seus poemas-sozinhos, antes de trabalhar em séries, de one night stands. Espero ter milhares de one night stands e uma longo relacionamento com os poemas de Jack Spicer, sejam solitários ou em séries.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog