segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Poesia contemporânea brasileira na Modo de Usar & Co.

Leitores da franquia eletrônica da Modo de Usar & Co. nos perguntaram algumas vezes quando pretendíamos mostrar poesia contemporânea brasileira na revista. Realmente, durante o ano de 2008, em que as atividades da franquia eletrônica se intensificaram, publicamos postagens sobre muitos poetas do pós-guerra, mas não do século XXI. Houve postagens sobre jovens europeus e latino-americanos, como o catalão Eduard Escoffet, a espanhola Sandra Santana, a francesa Nelly Larguier e a argentina Lucía Bianco, mas nenhuma sobre jovens brasileiros.

O primeiro número impresso da Modo de Usar & Co. trouxe quase que exclusivamente jovens brasileiros, com a exceção de alguns poetas surgidos na década de 90, como Carlito Azevedo, Marcos Siscar e Aníbal Cristobo.

Foi uma decisão consciente a de evitar os poetas de meia-idade. Quase todos os outros colaboradores eram poetas surgidos no fim da década de 90 e início desta década, como Dirceu Villa, Juliana Krapp, Danilo Bueno, Franklin Alves Dassie, Walter Gam, Diego Vinhas, Veronica Stigger, Leonardo Martinelli (a primeira perda de nossa comunidade, falecido no fim do ano passado) e Andréa Catrópa, entre outros.

A mim parecia importante, no primeiro ano de atividades da franquia eletrônica da Modo de Usar & Co., estabelecer nossos parâmetros críticos, deixar claras nossas preocupações, criar nosso "mãedeuma". Após traduzir e apresentar dezenas de poetas totalmente inéditos, desconhecidos ou obscuros no Brasil (como bpNichol, Friederike Mayröcker e Henri Chopin), assim como certas comunidades de poetas da década de 50 (como o Grupo de Viena e os Lettristes de Paris), parece-me o momento certo e responsável de apresentar os jovens poetas brasileiros que chamam nossa atenção, com trabalhos fortes, ignorando os cantos de sereias da catástrofe que vêm sendo entoados por certos poetas de meia-idade, em algumas outras revistas eletrônicas editadas por poetas de meia-idade.

As duas últimas postagens da Modo de Usar & Co. foram dedicadas a Juliana Krapp e Marcelo Sahea. O segundo número impresso, que deve sair em dois meses, trará vários poetas inéditos em livro. Neste ano de 2009, seguiremos com a pesquisa sobre o que vem sendo produzido de interessante e inquieto na poesia contemporânea brasileira e no resto do mundo. Se vocês confiarem nestas palavras, visitem a página da franquia eletrônica da Modo de Usar & Co. AAQQUUII e procurem o número impresso de estréia da revista nas seguintes livrarias:

em SãO PAULO (SP)
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915
Vila Madalena São Paulo - SP
tel. 55-11-3814-5811

no RIO DE JANEIRO (RJ)
Livraria Berinjela
Av. Rio Branco, 185 / loja 10
Centro Rio de Janeiro - RJ
tel. 55-21-2215-3528

em BELO HORIZONTE (MG)
Livraria e Editora Scriptum
Rua Fernandes Tourinho, 99
Savassi Belo Horizonte - MG
tel. 55-31-3223-1789

em SANTO ANDRÉ (SP)
Livraria Alpharrabio
Rua Eduardo Monteiro, 151
Santo André - SP
tel. 55 -11-44 38 43 58

em FORTALEZA, CE
Livraria Cavalo Marinho
Rua Senador Pompeu, 2764/lj B
Fortaleza - CE
tel. 55-85-3214-5288)


ou faça seu pedido através do email
revistamododeusar@gmail.com

Nenhum comentário:

Arquivo do blog