domingo, 7 de junho de 2009

Calendário de trabalhos e prazeres

A correspondência se empilha na caixa física e digital, as obrigações kafkiano-burocráticas de um estrangeiro na Alemanha, as olheiras arrastam-se até a região das orelhas. Interrompo o ciclo de artigos por um segundo, para cuidar da obra que importa mais, no fundo e no raso, a poesia, e daquela tal de vida prática. Algumas notícias, algumas novíssimas.

§- corrigindo, neste momento, as provas do meu terceiro livro, intitulado Sons: Arranjo: Garganta, cuja composição (2004 - 2008) correu paralela e simultânea à composição de meu segundo livro publicado, a cadela sem Logos, formando uma espécie de álbum duplo e irmanado, como se os dois livros fossem my own private "Kid A / Amnesiac", guardadas as devidas proporções. O livro sai pela Cosac Naify no início do segundo semestre, se tudo correr como planejado, com os livros de outros três poetas brasileiros contemporâneos.

§- tenho uma leitura e duas daquilo que chamo de "performances vídeo-textuais" marcadas para os próximos meses, além de algumas apresentaçoes como DJ:

--- no dia 27 de junho, apresento-me em Heidelberg com minha performance vídeo-textual, no centro cultural Karlstorbahnhof. Na mesma noite, lê o jovem poeta e romancista norte-americano Travis Jeppesen. A convite do curador, preparei uma pequena seleção de vídeos de outros artistas, a serem apresentados na mesma noite, incluindo trabalhos do coletivo berlinense Die Tödliche Doris, do fotógrafo suíço Walter Pfeiffer e de jovens videastas como Niklas Goldbach.

--- entre os dias 27 de junho e 5 de julho, ocorre por aqui o lendário Poesiefestival Berlin, o maior da Europa. Estou entusiasmadíssimo com a leitura de Rosmarie Waldrop, a quem poderei finalmente conhecer em pessoa, após certa correspondência, troca de livros e a tradução que fiz de vários textos seus para o português. Também quero muito ver a performance da norueguesa Maja Ratkje e ainda dos americanos Edwin Torres e Saul Williams. Após ler por dois anos seguidos no festival, este ano a Literaturwerkstatt convidou-me para tocar como DJ na festa de encerramento.

--- no dia 31 de julho, faço uma apresentação solo de minha performance vídeo-textual no EACC - Espai d´Art Contemporani, na pequena cidade catalã de Castelló, nos arredores de Barcelona. O Espaço de Arte Contemporânea da cidade dedica a programação deste verão europeu a poetas experimentais, trabalhando com texto, voz e vídeo. A série foi inaugurada pela lendária Lydia Lunch, na semana passada.

--- entre os dias 25 e 30 de agosto, estarei na Eslovênia, a convite do Festival Medana, lendo poemas nas cidades de Ljubljana, Ptuj e Medana. Cerca de dez poemas meus estão sendo traduzidos para o esloveno, especialmente para o festival, dos quais cinco devem figurar na antologia/catálogo publicada a cada edição do evento, sempre com textos na língua original, em tradução para o inglês e tradução para o esloveno.

§

Planejando uma viagem ao Brasil para o segundo semestre. Faz mais de três anos que não visito o país. Quero rever a família, os amigos, ouvir mais português do que aquele oferecido pelo turista ocasional nos subterrâneos do metrô berlinense.

§

Há algumas semanas, disse com entusiasmo que estava a caminho da performance de Janine Rostron, a Planningtorock, na Haus der Kulturen der Welt aqui em Berlim. Uma boa alma decidiu gravar a performance, em que Planningtorock mostrou novos trabalhos em vídeo e música, e postar excertos no YouTube. A performance foi deslumbrante e aqui vocês podem ter um gostinho (vocês podem, se quiserem, me imaginar na terceira fila, em distância do palco, onde estava sentado com o moço, drooling de admiração):

Nenhum comentário:

Arquivo do blog