segunda-feira, 1 de março de 2010

Um reencontro com Dimitri Rebello e Marília Garcia

Meu caminho começou a se cruzar com o de Marília Garcia e Dimitri Rebello, dois cariocas, há cerca de uma década, em São Paulo. Um desses momentos deu-se em 2001, quando Marília lançou a plaquete de poemas Encontro às cegas, pela coleção Moby Dick, da 7Letras. O lançamento foi no ponto tradicional de lançamentos da 7 Letras e da Cosac Naify: o Bar Balcão, nos Jardins. Foi ali que conhecera Dimitri um ano antes, ali estivera com Marília pela primeira vez. Ah! A teoria dos seis graus de separação, para mais tarde os seis degraus da evisceração.


Há um ano, Dimitri iniciou seu projeto DIAHUM, mostrando a cada primeiro dia do mês uma canção sua, com um vídeo especialmente preparado para ela. O vídeo deste mês foi feito em colaboração com a Modo de Usar & Co. e marca um reencontro entre Dimitri, Marília e eu. No ano de lançamento de Encontro às cegas, Dimitri musicou o poema "Ela não disse", que se tornou a canção "Problems and desire". Na noite de lançamento da plaquete em São Paulo, em 2001, Dimitri e eu estávamos caminhando para sua casa no Paraíso, quando fomos assaltados por dois rapazes. Nós estávamos completamente concentrados em uma daquelas conversas tão íntimas que apagam o resto do mundo e praticamente ignoramos os dois assaltantes. Eles insistiram e então arrancaram a única coisa que Dimitri tinha no bolso: o livro de poemas de Marília Garcia. Pensando racionalmente, deveríamos, é claro, ter sido mais cuidadosos com assaltantes que nos ameaçavam com uma possível faca sob a blusa. Mas a verdade é que nos sentimos, na verdade, ofendidos que eles estivessem interrompendo uma conversa tão íntima entre dois amigos. Dimitri gritou "Devolve isso já, cara!" e o assaltante, confuso, folheando aquele objeto esquisito, um livro de poemas!!!, acabou simplesmente por devolvê-lo, pedindo desculpas. Nós seguimos conversando sobre as eviscerações do mundo, nós as holotúrias sem anestesia.

§

Na franquia eletrônica da Modo de Usar & Co., apresentamos esta e outras duas canções de Dimitri Rebello, tomando mais esta oportunidade para discutir o trabalho oral e o trabalho escrito.





problems and desire
[Dimitri BR + Marília Garcia]

Ela não disse*

dos dias em que esteve ausente
guardo a sombra dela
- sorrindo timidamente -
algumas letras
o sim que ela não disse
e seus silêncios profundos
querendo dizer nada,
talvez
problems and desire
there's nothing but problems and desire

---
*poema do livro "encontro às cegas", de Marília Garcia (Moby Dick - 2001), musicado por Dimitri BR no ano da publicação

---
diahum para modo de usar & co.

Dimitri BR - voz e violão
Ricardo Domeneck - texto e voz em off

filmado por Marília Garcia
editado por Alexandre Hofty

agradecimentos:
Silvia Rebello (produção)
Carlito Azevedo (o carteiro E poeta)

.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog