domingo, 25 de abril de 2010

Vídeos em Bruxelas e outras telas e imagens do fim de semana

Oito vídeos meus estão em exibição na capital belga este fim-de-semana, parte de uma mostra coletiva chamada "Taut - That Certain Tension Between Fashion & Art", parte da Trajector Art Fair, durante o evento Art Brussels. A curadoria é de Laurent Dombrowicz e Ken Pratt, os editores de moda e arte, respectivamente, da revista britânica Wound. A mostra traz oito de meus retratos-em-vídeo, que venho produzindo desde 2006, menos sob o influxo de videastas que de fotógrafos como Nan Goldin e Walter Pfeiffer.


(Ricardo Domeneck, "Carl", 2006)

O convite incluía ainda que eu fosse a Bruxelas para uma leitura-performance. Ken Pratt, o editor de arte da Wound, pedira que eu apresentasse as peças "Potlatch" e "This is the voice", mas compromissos em Berlim, unidos à nuvem de cinzas do vulcão islandês (que tem tornado as viagens no continente europeu quase impossíveis nas duas últimas semanas), acabaram impedindo minha ida. Uma pena, pois a mostra trata de um assunto que me interessa muito, justamente sobre as possibilidades nas frinchas, dificílimas de definir, entre o resistir e o colaborar.


("This is the voice", leitura-performance em Madri, Espanha, 2008)


Passei, portanto, o fim de semana em Berlim, onde a primavera parece estar finalmente chegando (aqui, abril é o mais temperamental dos meses), e pude assistir e visitar a abertura da primeira parte da exposição "ANGST. MACHT. RAUM" (Medo. Poder. Espaço), com curadoria de meu querido amigo (e colega de coletivo) Viktor Neumann.


(Rommelo Yu, cena da vídeo-instalação "Mike", 2002, 28 minutos)

A mostra apresenta vídeos dos videoartistas Ming Wong, Sadie Benning (que integrou a primeira formação da banda Le Tigre) e Rommelo Yu, tratando do que Viktor Neumann chamou, em seu texto de apresentação, de retórica do medo na construção de discursos normativos e controladores para a identidade do indivíduo em nossa sociedade.


(Ming Wong, excerto de "Angst Essen / Eat Fear", 2008, 27 minutos, reencenação do filme Angst Essen Seele Auf (1974), de Rainer Werner Fassbinder)

Mais tarde, fui a um dos melhores cinemas de Berlim, o Kino Arsenal, onde Vaginal Davis, a lendária drag queen nova-iorquina vivendo em Berlim desde 2006, apresentou sua noite mensal de cinema mudo, com acompanhamento musical ao vivo. Este mês, assistimos a The Phantom of the Opera (1925), dirigido por Rupert Julian (1879 - 1943). O acompanhamento musical ao vivo foi da pianista Eunice Martins.



Cena de The Phantom of the Opera (1925), com direção de Rupert Julian.

Um bom fim de semana. Leitura obsessiva dos últimos dias: The Collected Poems of Zbigniew Herbert.

.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog