quarta-feira, 28 de julho de 2010

"Um coletivo é uma banda é um grupo"

Um dos meus queridíssimos amigos paulistanos, o jornalista Felipe Gutierrez, se irritou com o uso que ando fazendo da palavra "coletivo" ao me referir a "bandas de música". Eu entendo que para ele e para outros talvez isso soe como coisa de mané metido a besta. Pois bem. Respondi ao comentário de Gutierrez, naquele tom permitido entre amigos que já tomaram cervejas demais na Praça Benedito Calixto em São Paulo, mas vou tentar abrir a questão para todos aqui.

Meu uso da palavra "coletivo", quando todos dizem "banda", não é por vontade de bancar o intelectualóide, ainda que peque talvez com frequência neste quesito.


(Chelpa Ferro. Banda? Coletivo? Grupo?)

Estou USANDO a palavra "coletivo" (pausa para fazer publicidade para a nossa revista Modo de Usar & Co. : você já a visitou esta semana?) e isso tem implicações. Eu sei bem que é "banda" a palavra mais comum, mas aqui eu estou justamente insinuando que deveríamos ver "bandas" (não gosto da palavra nem um pouco) ou "grupos" (esta é realmente bem melhor e talvez mais apropriada) como Devo, Sonic Youth ou Cocteau Twins da mesma maneira que vemos/ouvimos o (grupo, banda ou coletivo?) Chelpa Ferro, os senhores e senhoras da Bernadette Corporation ou o "coletivo" COUM Transmissions, que mais tarde virou a "banda" Throbbing Gristle.



::: Vídeo sobre exposição britânica em que trabalhos do coletivo COUM Transmissions foram resgatados. Alguns membros do coletivo mais tarde formaram a banda/grupo Throbbing Gristle:



Num país como o Brasil, onde já nos cansamos de ouvir intelectuais (clara e obviamente ignorantes em relação à tradição da poesia oral e cantada, ou das muitas discussões a respeito) ruminando as velhas hierarquias culturais de sempre, trata-se de um ato consciente, quase de ativismo, tratar uma "banda" de música como um "coletivo" de arte, ou um bom performer de bons textos orais como poeta. Ou seja, como sempre, eu estou tentando provocar mesmo. É por aí afora.



(Exposição da arte do coletivo aka banda Sonic Youth, em Düsseldorf, Alemanha, em 2009.)


Mas vamos terminar com uma canção linda deles, porque cantando é sempre melhor.


("Bull in the heather", uma de minhas canções favoritas do COLETIVO Sonic Youth.)

.
.
.

2 comentários:

Érico Nogueira disse...

No meu tempo era CONJUNTO... Bj. E.

Ricardo Domeneck disse...

É, "conjunto" é legal também. Muito melhor que "banda". Cara, eu não sei porque eu tenho birra da palavra, mas eu tenho.

Arquivo do blog