sábado, 28 de agosto de 2010

Excerto da performance de Lesley Flanigan na SHADE inc

Preparei uma postagem para a Modo de Usar & Co. com um vídeo-excerto da performance da poeta vocal e escultora sonora americana Lesley Flanigan, no evento que co-organizo aqui no Berlimbo às quartas-feiras. Foi uma coisa muito bonita, sabe? Reproduzo abaixo o que disse e mostrei por aquelas bandas:



(Lesley Flanigan, ao vivo na SHADE inc/NBI, Berlim, julho de 2010)

Lesley Flanigan é uma escultora sonora, performer eletroacústica e poeta vocal norte-americana, nascida em Tampa, Flórida. Seu trabalho pesquisa a materialidade do som e da voz, borrando as fronteiras definidas entre música, barulho e som. Flanigan já apresentou seus trabalhos em instituições e festivais como o Solomon R. Guggenheim Museum (Nova Iorque), Sónar (Barcelona), Transitio_MX (Ciudad de México), NIME (Gênova), ICMC (Copenhague), ISEA Conference (Singapura), Busan International Design Festival (Seul), entre outros.

Em nosso interesse pela textualidade, mostramos acima um vídeo da peça "Thinking real hard", em que Flanigan mescla os sons de amplificações sonoras de instrumentos criados por ela à amplificação de sua própria voz, vocalizando texto de sua autoria. A performance ocorreu no clube berlinense Neue Berliner Initiative, durante o evento SHADE inc, com curadoria minha, em julho de 2010. A performance de Lesley Flanigan tem um certo caráter xamânico, a maneira como se apresenta de joelhos, seu trabalho com a voz, os espelhamentos de sua imagem. É poesia lírica que remonta a Safo e às trobairitz medievais, assim como a contemporâneos mais velhos como Meredith Monk. Lesley Flanigan vive e trabalha em Nova Iorque.





.
.
.

2 comentários:

vodca barata disse...

acho massa lembrar que ela metia mais uma camada de discurso, ao se filmar e projetar a filmagem simultaneamente durante a apresentação.

me lembrou o título da retrospectiva da marina abramovic, "the artist is present", a lesley estava present.

Anônimo disse...

Tive imediatamente a associação com as sirenas do Ulisses. Maravilhoso.

Arquivo do blog