domingo, 30 de janeiro de 2011

Das canções favoritas: "A quarter to three", da banda Sleater-Kinney

Esta foi a primeira canção que ouvi da banda de riot grrrls de (ora, de onde mais?) Olympia, no estado norte-americano de Washington, espécie de Meca do movimento. Mais tarde, as moças fixaram quartel-general em Portland, no Oregon. Não me lembro mais ao certo onde escutei esta "A quarter to three" pela primeira vez, talvez como vinheta em algum programa da MTV. Sei que, certamente em 2001, um dos meus melhores amigos em São Paulo, o jornalista Felipe Gutierrez, me emprestou o quarto álbum da banda, chamado The Hot Rock (1999), quando comentei com ele sobre esta canção que andava me obcecando. O álbum, que é ótimo, termina justamente com a canção "A quarter to three".

Por aquela época, já estava organizando com Gutierrez uma festa de indie rock todas as quartas-feiras, no clube Matrix (ainda existe?), na Rua Aspicuelta (Vila Madalena). A festa se chamava Gum! (o nome completo da festa era, em típica arrogância indie, "Spooning Good Singing Gum", como na canção dos Cocteau Twins). Lá na festa, ao discotecar, sempre incluía esta "A quarter to three", que ainda é uma das minhas all-time-favorites:

:


"A quarter to three", da banda Sleater-Kinney, no álbum The Hot Rock (1999).


Não sei ao certo quem escreve os textos na banda. Se tivesse que chutar, diria que é a vocalista Corin Tucker. Mas como Carrie Brownstein tem hoje uma carreira consolidada também como jornalista e escritora, é possível que fosse ela a letrista, ou que Tucker e Brownstein trabalhassem em conjunto. De qualquer maneira, o texto de "A quarter to three" é muito legal.

A quarter to three

It's 1 a.m.
You haven't called
It must be four
Wherever you are
And the photobooth strip
And the letter you wrote
They feel like nothing
I could hold

Nothing bad, nothing free
There's nothing left
For me to feel
It's like going to bed
At a quarter to three
Finally tired, finally empty

Should I be up
To play the game?
Back and forth
Get back at me
And my confidence fell
And I feel so mad
Tell me
Whose side are you on?

Nothing bad, nothing free
There's nothing left
For me to feel
It's like going to pieces
Could fix everything
At this point I'm really me



A banda tem um único vídeo oficial, para uma canção do mesmo álbum em que saiu "A quarter to three", dirigido por ninguém menos que Miranda July. O nome da canção é "Get up".


Vídeo para a canção "Get up" da banda Sleater-Kinney, dirigido por Miranda July.

.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog