quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Wholly Communion" (1965), de Peter Whitehead, documentando a ENCARNAÇÃO POÉTICA INTERNACIONAL, lendária leitura de poetas em Londres a 11/06/1965

Na noite de 11 de junho de 1965, na sala lotada (cerca de 7.000 pessoas) do prestigioso Royal Albert Hall em Londres, dezessete poetas fizeram uma das mais lendárias leituras coletivas de poesia do pós-guerra. A noite foi chamada de International Poetry Incarnation, algo como Encarnação Poética Internacional ou Encarnação da Poesia Internacional.

O evento contou com a participação de poetas americanos como Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti e Gregory Corso, além da participação especial de William Burroughs em gravação; do finlandês Anselm Hollo; do holandês Simon Vinkenoog; do austríaco Ernst Jandl; do cubano Pablo Fernández; e, é claro, de vários poetas britânicos, como Adrian Mitchell, Christopher Logue, Tom McGrath, George MacBeth, Alexander Trocchi e Michael Horovitz, entre outros. Segundo vários relatos, o evento seria determinante para a consolidação e reconhecimento da existência de uma cena poética subterrânea no Reino Unido, muito diferente da sensibilidade da poesia oficial e celebrada.

O cineasta britânico Peter Whitehead documentaria a noite, selecionando certas passagens para o filme Wholly Communion, daquele mesmo ano. Peter Whitehead dirigiria ainda os documentários Charlie Is My Darling, de 1966 (o primeiro sobre os Rolling Stones), Tonite Lets All Make Love in London, de 1967 (sobre a assim-chamada Swinging London) e Benefit of the Doubt, documentando a peça US (1966), de Peter Brook, em protesto contra a Guerra do Vietnã.

É possível assistir a Wholly Communion na Rede, e o reproduzimos abaixo, em 4 partes.


1. Wholly Communion (1965), primeira parte: contém a performance musical de Allen Ginsberg e as leituras de Lawrence Ferlinghetti, Michael Horovitz e Gregory Corso.




§


2. Wholly Communion (1965), segunda parte: contém as leituras dos poetas Harry Fainlight e Adrian Mitchell. Mostra o conhecido incidente em que o poeta holandês Simon Vinkenoog interrompe a leitura do britânico Harry Fainlight, que estava se estendendo demais. O público também volta-se contra Fainlight, que queria continuar lendo. O excerto traz a maravilhosa performance de Adrian Mitchell para seu mais famoso poema, "To Whom It May Concern".



§

3. Wholly Communion (1965), terceira parte: contém as leituras dos poetas Christopher Logue e Alexander Trocchi, além da performance de poesia sonora do austríaco Ernst Jandl.




§


4. Wholly Communion (1965), quarta parte: contém a leitura de Allen Ginsberg.




.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog