quarta-feira, 4 de novembro de 2015

"Erguer-se" :: faixa de Sandra X :: sobre texto meu :: vídeo de Papá Fraga

"Erguer-se" :: faixa de Sandra X 
:: texto de Ricardo Domeneck :: vídeo de Papá Fraga :: performance do Coletivo Dodecafônico
(São Paulo)


Pequena história sobre este vídeo, acima: eu conheci Sandra Ximenez em 2001, quando ambos fazíamos parte de um grupo em torno de Lu Carion, trabalhando sobre as técnicas do coreógrafo mineiro Klauss Vianna (1928-1992). Sim, eu tenho um pé na dança. No ano seguinte, eu deixaria o Brasil e o grupo, que viria a se transformar no Grupo de Teatro Obara (Lu Carion, Verônica Veloso e Paulina Caon), baseando seu primeiro espetáculo, Fragmentos de uma carta aos anfíbios, em poemas do meu primeiro livro (Carta aos anfíbios, 2005).

Hoje, Verônica Veloso dirige o premiado grupo Coletivo Dodecafônico, seguindo o trabalho de percepção do espaço e do corpo e do corpo-no-espaço e do espaço-no-corpo, com quem tanto aprendi, e Sandra Ximenez, agora Sandra X, retorna a um poema do meu primeiro livro para esta faixa, "Erguer-se", que conta com o Coletivo Dodecafônico no vídeo oficial de Papá Fraga. O livro foi publicado em 2005. São dez anos. Mais, se pensarmos naquele ano fulcral de 2001, em que eu nem sabia que estava escrevendo meu primeiro livro enquanto reaprendia, com Lu Carion e as técnicas de Klauss Vianna, como se articulavam as articulações. Ver este vídeo é como assistir a um círculo que se fecha. Como nossa pele é um órgão-em-círculo.

Amanhã, quinta-feira dia 5 de novembro, em São Paulo, Sandra X lança este trabalho todo na Red Bull Station às 19:30. Obrigado, Sandra. Bom estar na sua voz. Devo muito a Klauss Vianna e a estas mulheres maravilhosas, Sandra, Verônica, Lu, Paulina.


.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog